sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

[Fungos] Geastraceae - Estrelas da Terra - Fungos de artilharia

Foto retirada em área de Mata Atlântica em Recife-PE - Brasil

Reino: Fungi 
Filo: Basidiomycota
Classe: Agaricomycetes
Subclass: Phallomycetidae
Ordem: Geastrales
Familia: Geastraceae


Geastrum saccatum (provável)
Encontrado crescendo em madeira podre. É considerado não comestível, por causa de seu sabor amargo. É um cogumelo comum, mas as coleções estão em seu pico durante o verão. A abertura característica da camada exterior do corpo de frutificação em a forma de estrela deve-se a um acúmulo de cristais de oxalato de cálcio imediatamente antes da deiscência. G. saccatum é distinguido a partir de earthstars outros pela crista distinta circular ou depressão circundante do poro central. No Brasil, é conhecido como "estrela da terra".
O corpo de frutificação imaturo é de 0,6 a 2,5 centímetros (0,24 a 0,98 em) de diâmetro e de 0,8 a 1,5 centímetros (0,31 para 0,59 em) de altura. Inicialmente, o corpo de frutificação é em forma de ovo - similar na aparência ao puffballs - e tem fios de micélio (rizomorfos) na base que o prendem à superfície de crescimento. A 'pele', ou peridium, é composto de duas camadas separadas: a camada exterior (exoperidium), que é um bronzeado dourado para a cor marrom-amarelado, separa de distância a partir do basidiocarpo interior, e se divide em para vários raios que para trás curva (recurve ) para a base. O cogumelo é de 2 a 5 centímetros (0,79 para 2,0 em) de diâmetro depois de os raios se expandiram. Ao contrário de alguns outros membros da Geastrum gênero (como Geastrum fornicatum) os braços não empurrar o basidiocarpo do chão, mas sim, que fique reto. O basidiocarpo de esporos-rolamento interior é de 0,5 a 2 centímetros (0,20 a 0,79 em) amplos, e tem um poro central, rodeada por um disco de maçante-marrom circular apical; o disco é distintamente ridged ou deprimido dentro de O do interior. esfera é branco quando jovem, mas amadurece em uma massa de esporos em pó marrom, misturado com paredes espessas fibras conhecidas como capillitium.





Aspecto natural de geastraceae em serra pilheira sob vegetação incluindo Jambeir

Ilustração: Geastrum (7 espécies) e Sphaerobolus stellatus (LH)


Os pequenos, parecidos com este geastrum são Sphaerobolus, encontrados no brasil tamebm em esterco bovino.



UFRPE - Recife - PE período mais úmido do ano

UFRPE - Recife - PE período mais úmido do ano
UFRPE - Recife - PE 14/07/2014

 


Do livro de Cecil Terence Ingold publicado em 1971 esclarecendo a maturação e dispersão de espóros
Geastrum triplex detalhes da formação dos espóros




Um comentário:

  1. Encontrei um grupo dessws fungos no jardim de casa, e esse foi o blog com a melhor explicação e ilustração. Obrigado!

    ResponderExcluir